BIBLIOTECA
Você está em : Biblioteca > Artigos

Agentes ergogênicos

postado em : 29/05/2015

Você sabe o que são agentes ergogênicos?

Analisando a palavra: “ergo” significa trabalho e “gênese”, produzir, ou seja, é uma ação ou substância que tem a capacidade de melhorar alguma função do organismo, seja em atividades cotidianas ou nas físicas esportivas.
Os agentes ergogênicos podem ser fisiológicos, como por exemplo o aumento de células vermelhas no sangue quando somos expostos a altas atitudes; podem ser alimentares, como os nutrientes (aminoácidos, vitaminas, minerais), compostos bioativos (cafeína, fitoquímicos); ou farmacológico (hormônios esteróides).

Dentre a classe dos alimentares, eles podem estar presentes naturalmente em alimentos, como o efeito do resveratrol das uvas na proteção de vasos sanguíneos, ou por meio de suplementos, como a atividade sinalizadora de produção de massa muscular provocada pela L-leucina do BCAA.

O importante é saber que essas substâncias estão sendo cada vez mais estudadas e estão à disposição de atletas e praticantes de atividades físicas que desejam melhorar seu desempenho. Para praticantes de corridas, por exemplo, os carboidratos, como a Maltodextrina, Dextrose e D-Ribose em pó ou gel já são bastante utilizados como fonte de energia antes ou durante os treinos para dar aquele gás e manter a performance do início ao fim.
Voltar