BIBLIOTECA
Você está em : Biblioteca > Artigos

POR QUE SE MANTER FIRME NA DIETA?

postado em : 26/01/2016

Qualquer atleta consciente deve adotar a prática da regularidade quando se trata de alimentação e suplementação para preservar a performance. Fazer refeições a cada 3 ou 4 horas e não esquecer de se alimentar antes de depois do treino parece uma indicação antiga e banal, porém é muito eficaz.

Quando o atleta fica muito tempo sem ingerir alimentos, seu organismo inicia processos metabólicos para manter a homeostase (equilíbrio). Hormônios como o glucagon são secretados a fim de disponibilizar nutrientes para funções vitais básicas como respiração, circulação e funcionamento do cérebro. Então, à partir do tecido gorduroso, dos músculos (principalmente daqueles com baixo percentual de gordura) e até dos ossos são tirados os substratos, gerando uma perda que trará como consequência a queda na performance.

No dia que não se treina também deve-se manter uma rotina alimentar adequada, afinal, é um dia de recuperação, é quando o organismo se preocupa em reparar as micro lesões musculares feitas durante o treino e reabastecer os músculos e o fígado de glicogênio para os próximos dias de treino.

A falta de regularidade também prejudica os efeitos dos suplementos, alguns deles como a creatina e a betalanina devem ser consumidos periodicamente, inclusive nos dias de descanso para que sua ação seja garantida.

Por isso, procure um profissional que o oriente de acordo com sai rotina e mantenha-se firme na alimentação e suplementação para melhores resultados.

Voltar