BIBLIOTECA
Você está em : Biblioteca > Artigos

O que são aminoácidos essenciais?

Descubra suas funções e em quais alimentos encontra-los!
postado em : 22/02/2016

Aminoácidos são as moléculas naturalmente utilizadas pelo nosso corpo para construir proteínas, portanto, participam desde a produção de hormônios até a construção muscular. São necessários 20 aminoácidos para as funções citadas, dentre eles existe um bloco de 8 essenciais e 12 não essenciais ou parcialmente essenciais.

Os aminoácidos essenciais, seu corpo não produz naturalmente, o que significa que você precisa receber-los pela ingestão de alimentos. São eles: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina e podem ser encontrados em alimentos como: ovos, carne bovina, carne de porco, frango, feijões, cereais, oleaginosas, etc. Quando um alimento possui todos os aminoácidos essenciais, é considerado por conter uma proteína de alto valor biológico.

Os aminoácidos não essenciais ou parcialmente essenciais são produzidos pelo seu corpo, algumas vezes à partir dos aminoácidos essenciais. Por isso, ao equilibrar a sua dieta e incluir os alimentos acima citados, você terá todos os blocos dessas moléculas e garantirá sua perfeita atividade no organismo.
Voltar