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Estratégia de alimentação na natação

postado em : 29/05/2015

Para uma prova de natação o ideal é já estar com o corpo hidratado e ingerir alimentos antes do seu início.
Cerca de 30 minutos antes da prova pode ser ingerida cápsulas de sal, como o Exceed Extra Salt com água para evitar a perda de líquidos, o lanche pode conter alimentos de fácil digestão porém de lenta absorção como carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas fracionadas, um sanduiche integral com requeijão ou Exceed Proteinbar LowGi podem ajudar. O ideal é não encher muito o estômago para evitar enjoos que podem ser causados pela pressão exercida pela água no abdome.

Já logo antes da prova, um carboidrato de rápida absorção, como a maltodextrina oferecerá energia suficiente para uma prova curta. O Exceed Energy Gel será de fácil ingestão e dificilmente causará desconforto abdominal por conta do seu pequeno volume. 

Após a prova o ideal é reestabelecer as funções normais do organismo e recuperar os nutrientes perdidos durante a atividade. Para isso carboidratos e proteínas são importantes, podendo ser ingeridas logo após com um produto recovery, como o Exceed Restore4 e com um lanche mais tarde contendo pão integral, batata doce ou arroz integral mais um queijo branco, atum em lata ou peito de frango acompanhando um suco de fruta natural.
 
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